domingo, 30 de setembro de 2012

Folha de Cuxá: AÇAILÂNDIA : CORPO A CORPO DE BENTO CAMARÃO NOS BAIRROS FOI UM SUCESSO!

Folha de Cuxá: AÇAILÂNDIA : CORPO A CORPO DE BENTO CAMARÃO NOS BAIRROS FOI UM SUCESSO!

Entrevista: Orkut não vai acabar, diz executivo do Google - ISTOÉ Dinheiro

Orkut não vai morrer - interna.jpgO Orkut é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, mas está em declínio e perde relevância. Por outro lado, o Google Plus, mesmo ainda não sendo um sucesso no País, dá sinais de expansão. Segundo pesquisa da consultoria Serasa Experian, Orkut liderava o setor com 46% dos acessos a redes sociais e fóruns no País em julho de 2011, caindo para a terceira posição (12,4%) em julho de 2012. Já a nova rede do Google,  embora ainda esteja bem distante dos sites líderes, subiu 1,7% no período.
No mundo, o Google Plus passou da 56º posição, em 2011, para a 4º, em 2012, no ranking das redes sociais.

Apesar dessa expansão, o diretor de produto do Google Plus, Brad Horowitz, afirma à DINHEIRO que não existe a possibilidade do Plus “devorar” o Orkut. “Elas vão existir separadamente sob o guarda-chuva do Google,” afirma.

De acordo com o executivo, o Orkut ainda é uma rede social muito forte não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina e também na Índia. Confira os principais trechos da entrevista:

DINHEIRO - O que o Google Plus significa para os projetos da empresa?
Brad Horowitz - A espinha dorsal social que une todos os serviços do Google e que é usada para melhorar a experiência do usuário dentro do navegador.

E como ele funciona para o usuário?
Quando você conhece uma pessoa em uma festa, por exemplo, dá um trabalho grande fazer contato com ela. Ela pode ter um canal no YouTube e escrever um blog. Acreditamos que isso tudo deveria estar em um só lugar e que, com base nas definições de privacidade da pessoa, você poderia ter acesso a tudo que ela produz de maneira mais fácil.

É uma poderosa ferramenta de interação com as pessoas. Nós a desenhamos de modo que você possa saber com quem fala e como fala. Se estiver em uma sala com pessoas de um certo círculo social, você usa um tom de voz, escolhe certas palavras. O Google Plus permite isso.

Essa possibilidade de definir melhor o tom da linguagem e para quem se fala é o diferencial da rede?
Acredito que essa seja a diferença central do Google Plus. É possível pode gerenciar quem tem acesso ao que você fala online, além do auxílio da busca. Se eu vou para uma cidade e escrevo minha opinião sobre um restaurante de lá, para muitos dos meus seguidores isso não terá valor nenhum. Mas, quando algum amigo quiser saber de algo sobre esta cidade e fizer uma busca no Google, o que escrevi no meu perfil vai aparecer para ele.

Onde o Google Plus está se aplicando mais intensamente hoje?
Nós temos um grande foco em tablets e celulares. O futuro é o movimento. Outras empresas têm problemas para gerar receita com o uso pelo celular. Não temos esse problema, nossa estratégia não requer a geração de receitas em todos os nossos serviços.

O Facebook enfrenta problemas para tornar o “mobile” rentável. Isso também não afeta o Google Plus?
O Google Plus é uma experiência. Ele é usado, também, para melhorar outros serviços do Google. Não precisamos colocar propaganda em tudo, fazer tudo virar dinheiro. Quando você vai a um jogo de futebol, por exemplo, está lá pela experiência, não para consumir propaganda. Em todo caso, com o interesse despetado pelo jogo, acaba-se faturando com propaganda. Assim, nem tudo o que está no Google Plus tem de dar retorno financeiro. Quando coloco uma foto da minha filha, quero divulgar essa imagem e ela não precisa vir acompanhada de propagandas.

O Orkut ainda é uma rede social muito forte no Brasil?
Não só no Brasil. Em toda América Latina, na Índia. Ele tem mercados fortes.

Ele e o Google Plus são diferentes? Com o crescimento do Google Plus, ele pode um dia se juntar ao Orkut?
O Orkut e o Google Plus são diferentes. Claro, existem coisas em que eles se replicam, mas há muita diferença entre os dois. Ambos vão continuar como estão, existindo separadamente. O que temos que fazer é criar pontes, trabalhar os dois da melhor maneira, criar uma sinergia.

Quando o Google Plus será a rede social líder do mercado?
O conceito de rede social é muito amplo. Se você olhar o número de usuários Android, o número de pessoas no YouTube, no Gmail, pessoas que acabam produzindo conteúdo pro Google Plus, vai ver que nós já somos a rede social líder. Mas essa comparação eu deixo para a imprensa fazer.
Entrevista: Orkut não vai acabar, diz executivo do Google - ISTOÉ Dinheiro