terça-feira, 19 de abril de 2016

Enem: mais de 1 milhão de estudantes acessam plataformas

 A plataforma Hora do Enem registrou 1,1 milhão de acessos desde o dia 5 de abril, quando foi lançada, informou a assessoria de imprensa da Roquette Pinto, uma das parceiras do projeto. Gratuita, a plataforma oferece um plano de estudos individual e exercícios para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Hora do Enem, plataforma do Ministério da Educação (MEC), é voltada para os 2,2 milhões de alunos do terceiro ano do ensino médio. Os estados com mais acessos são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Do total de acessos até agora, 61% foram feitos usando desktops; 33%, celulares, e o restante, tablets.
Para participar, o estudante, seja de escola pública ou privada, precisa fazer um cadastro. A plataforma oferece aulas e exercícios. Cada estudante recebe um plano individual de estudos de acordo com os objetivos no exame. O programa oferece ainda quatro simulados nacionais: o primeiro será no dia 30 deste mês e os demais, nos dias 25 de junho, 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro.
O Hora do Enem é baseado no projeto Geekie Games, desenvolvido desde 2013. Quando o aluno se cadastra, pode escolher seu objetivo, o curso que quer fazer, e o computador calcula o tempo de estudo necessário, e ele recebe um plano individualizado, com as aulas a precisa assistir e exercícios que deve fazer. As aulas serão disponibilizadas online, a partir do dia 30, em plataforma denominada Mecflix.
Além do acesso pela internet, a Hora do Enem veiculará diariamente, às 18h, aulas nos canais públicos, comunitários e universitários na televisão em todo o país. Nos fins de semana, haverá reprise dos programas. A intenção é possibilitar o acesso daqueles estudantes que não têm conexão com a internet.
Prazo para cadastramento
Os estudantes inscritos na Hora do Enem que não têm acesso à internet podem pedir, até quarta-feira (20), uma vaga em universidades e institutos federais para fazer o simulado online para o Enem. O prazo terminaria na última sexta-feira (15), mas foi prorrogado.
O pedido é feito na plataforma do programa com o número do CPF. As vagas são exclusivamente para os alunos matriculados no último ano do ensino médio que precisam de um terminal de computador para fazer o teste. No total, essas instituições estão oferecendo 120 mil vagas.
No simulado, os estudantes vão responder a 80 questões com a mesma metodologia do Enem. O candidato terá quatro horas ininterruptas para fazer a prova, que poderá ser acessada entre a 0h e as 20h do dia 30. No caso de quem vai fazer a prova presencialmente em uma instituição, a aplicação será das 8h às 12h, no horário de Brasília.
O simulado é um treino para o candidato que vai receber, posteriormente, uma nota e um plano de estudo personalizado, de acordo com o desempenho nos temas avaliados. O conteúdo deste primeiro provão vai priorizar o conteúdo ensinado nas escolas até o mês de abril.
Fonte: Agência Brasil 
http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=185432

Youtube passa a oferecer transmissões ao vivo em 360º

O Youtube anunciou hoje que passará a oferecer suporte para transmissão ao vivo de vídeos em 360 graus. A plataforma de vídeos do Google já suportava vídeos em 360 graus, mas apenas sob demanda. Com a mudança, passa a ser possível realizar transmissões ao vivo de imagens desse tipo.
Segundo o site de vídeos, os vídeos transmitidos ao vivo nesse formato também terão suporte a 'áudio espacial'. Trata-se de um tipo diferente de captação de sons que tenta criar uma correspondência entre o que o espectador vê e o que ele ouve. Assim, o usuário poderá ouvir sons diferentes ao assistir a partes diferentes da transmissão ao vivo. Essa playlist traz uma série de vídeos com áudio nesse formato.
Assim como os vídeos em 360 graus, as transmissões ao vivo nesse formato poderão ser assistidas tanto por meio de computadores (nos quais os usuários poderão usar o mouse para navegar pela imagem) quanto em dispositivos móveis. Nesses dispositivos, os usuários poderão "girar" os aparelhos para visualizar partes diferentes das transmissões.
Embora o recurso já esteja disponível, o Youtube pretende fazer uma inauduração da novidade durante o festival de música Coachella, que acontece no próximo final de semana nos Estados Unidos. Alguns dos artistas que tocarão no festival terão seus shows transmitidos ao vivo dessa maneira.
Live API
O Youtube também oferece a 'Live API', uma interface de programação de aplicativos que permite que desenvolvedores insiram funcionalidades de transmissão de vídeo ao vivo em 360 graus em seus aplicativos ou câmeras. Segundo o The Next Web, o site de vídeos do google já tem parcerias com as empresas Big ears, ALLie, Vahanna VR e Orah 4i para o lançamento do novo recurso.
 http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/youtube-passa-a-oferecer-transmissoes-ao-vivo-em-360/57352