sexta-feira, 8 de março de 2013

Estudo reconstrói curva de temperaturas da Terra nos últimos 11 mil anos | NRS-Import | DW.DE | 08.03.2013

Climatologistas analisaram dados dos últimos 11,3 anos terrestres e mudanças por todo o caminho de volta ao fim da última era glacial. Período atual foi revelado como mais quente de todos os tempos.
O planeta está tão quente quanto a fase mais crítica dos últimos 11,3 mil anos. A descoberta é resultado de um estudo inédito publicado nesta sexta-feira (08/03) na revista Science, que reconstruiu as temperaturas no planeta desde o fim da Era do Gelo.
"Nós já sabíamos que, em uma escala global, a Terra está mais quente hoje do que em grande parte nos últimos 2 mil anos," comentou Shaun Marcott, pesquisador Universidade de Oregon que assina o estudo. "Agora sabemos que é mais quente do que a maior parte dos últimos 11,3 mil anos. Isto é de interesse especial porque o [período] Holoceno abrange todo o período da civilização humana."
A viagem no tempo contou com dados de 73 localidades em todo o mundo. A pesquisa alerta ainda para o risco futuro: as projeções para 2100 mostram que a Terra pode atingir um novo recorde de temperatura máxima.
Ritmo assustador
Segundo Marcott, a maioria das reconstruções de temperatura feitas até hoje só foram capazes de reproduzir dados relacionados aos últimos 2 mil anos. O gráfico que ele conseguiu construir, mais preciso, mostra o aumento das temperaturas lentamente após a Idade de Gelo até atingir o pico, há 9,5 mil anos. O aumento total nesse período foi de 0,6 grau.
Esse quadro se manteve estável aproximadamente por 5,5 mil anos, foi então que a temperatura começou a cair até 1850. Essa queda, que foi de 0,7 grau, reverteu a fase de aquecimento anterior. A invenção das máquinas na Revolução Industrial mudou tudo de novo: no final do século 19, o gráfico revelou um aumento nas temperaturas, impulsionado pelas emissões de gases de efeito estufa da humanidade.
Cientistas destacam que a elevação da temperatura desde então não tem qualquer semelhança ao que ocorreu nos últimos 11,3 mil anos. "O último século se destaca pela anormalidade na temperatura global desde o fim da última Era do Gelo", comentou Candace Major, da National Science Foundation, instituição que também participou do estudo.
Aquecimento no Holoceno
Holoceno é o nome dado aos últimos 11,7 mil anos de história da Terra, época que começou com o fim da Era do Gelo. As mudanças graduais registradas no Holoceno se deram por fatores naturais, diz Marcott, como a alteração da distribuição da incidência da luz solar, associada à posição da Terra em relação ao sol.
"Durante o período mais quente do Holoceno, a Terra estava posicionada de tal maneira que o verão no hemisfério norte ficaram mais quentes. Quando a orientação do planeta mudou, o verão nesse hemisfério começou a ficar mais frio. E se tudo tivesse ficado como estava, nós estaríamos agora atingindo o pico negativo desse longo período. Mas é obvio que não estamos", diz Marcott, lembrando que a humanidade mudou essa trajetória com as emissões de gás estufa.
Embora a pesquisa conclua que a Terra está tão quente como a pior fase dos últimos 11 mil anos, alguns climatologistas acreditam que essa marca já tenha sido ultrapassada.

Jornal Nacional - Coreia do Norte anula trégua com Coreia do Sul e Ásia fica em alerta

A Coreia do Norte anulou a trégua que há 60 anos interrompeu a guerra com a Coreia do Sul. A decisão foi anunciada horas depois de as Nações Unidas terem aprovado novas medidas contra o regime comunista, e pôs a Ásia em alerta.
Uma recepção de ídolo para o ditador norte-coreano. Kim Jong-Un visitou dois postos militares perto da fronteira com a Coreia do Sul. Inspecionou trincheiras e espiou o inimigo à distancia.
A tensão entre os dois países aumentou ainda mais depois do anúncio da Coreia do Norte de que, a partir da próxima segunda-feira, estará anulado o armistício que encerrou a guerra contra a Coreia do Sul em 1953.
Os norte-coreanos também desligaram o telefone de emergência que permitia o contato com o governo sul-coreano para negociações em momentos de crise. No fim da visita, as cenas divulgadas pela TV estatal lembravam histeria coletiva. Militares e suas famílias choravam, corriam atrás do ditador, até mesmo dentro da água gelada.
Um general norte-coreano afirmou que o país poderá atacar a Coreia do Sul sem aviso prévio. Disse ainda que os soldados estão de prontidão, e que a Coreia do Norte teria mísseis nucleares prontos para serem disparados.
Na Coreia do Sul, a presidente Park Geun-hye participou de uma cerimônia militar e avisou que vai lidar de forma dura com as provocações norte-coreanas. O ministro da Defesa foi ainda mais enfático: afirmou que, se houver algum ataque, a Coreia do Norte será varrida da face da terra.

Após passar mal em show, Justin Bieber discute com paparazzo - Terra Brasil

Cantor canadense durante show realizado na O2 Arena, em Londres Foto: AP
Justin Bieber foi filmado empurrando e xingando um fotógrafo nesta sexta-feira (8), um dia depois de desmaiar no meio de um show em Londres. Captada por câmeras e divulgada em populares sites de celebridades, como o TMZ, as imagens mostram o cantor de 19 anos saindo de uma van, indo na direção de um fotógrafo não-identificado e ameaçando-o aos palavrões.

Bieber teria reagindo a impropérios que o fotógrafo desfiava contra o artista e seus seguranças depois de um aparente contato verbal entre eles, quando iam em direção ao veículo.
Os seguranças afastaram Bieber da confusão, mas o incidente deve gerar novas manchetes negativas contra o astro adolescente.

Bieber disse que manterá seu show desta sexta na O2 Arena, o último previsto para o local onde ele desmaiou durante a apresentação de quinta, por falta de ar.

Após uma interrupção de 20 minutos, na qual médicos ministraram oxigênio ao cantor, ele ainda voltou ao palco e completou o show, mas foi levado a um hospital em seguida. 

Nesta semana, Bieber já havia usado o Twitter para criticar jornalistas que estariam inventando histórias sobre sua temporada em Londres. Depois do novo incidente, ele voltou a se pronunciar aos seus 35 milhões de seguidores na rede social.

"Ahhhhh! Manhã dura. Tentando me sentir melhor para esse show de hoje à noite, mas os paps (paparazzi) me levam ao limite...", tuitou ele. "Às vezes, quando as pessoas ficam o dia inteiro esfregando câmeras na sua cara e gritando as piores coisas possíveis para você... bom, eu sou humano. Semana dura."

Dias atrás, Bieber deuxou fãs irritados por atrasar em duas horas o início do show inaugural na O2 Arena. Ele atribuiu o fato a questões técnicas e alegou que o atraso foi, na verdade, de apenas 40 minutos.

Os tabloides britânicos também o chamaram de "bizarro" por sair na balada com uma máscara de gás e disseram que ele teria tentando entrar com um amigo de 14 anos, filho do ator Will Smith, em uma casa noturna londrina, onde o garoto teria sido barrado.

Pelo Twitter e o Instagram, Bieber negou veementemente que tenha tentando colocar o amigo menor de idade no local. Ele disse que se viu obrigado a ir embora da boate porque os seguranças estavam agindo de forma agressiva com fãs que faziam fila do lado de fora da casa.