terça-feira, 27 de novembro de 2012

Novo PNBL terá banda larga pela rede elétrica - EXAME.com

Novo PNBL terá banda larga pela rede elétrica - EXAME.comBanda LargaSão Paulo – O governo federal prepara uma nova versão do Plano Nacional de Banda Larga, o PNBL, que deve ser anunciado no começo de 2013. O projeto tem algumas novidades, a mais importante delas é a proposta de usar a rede elétrica para popularizar o serviço de internet rápida.
A ideia do governo, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, é colocar ´smartgrids´ na lista de itens de infraestrutura de banda larga que terá desoneração de impostos. O equipamento, quando instalado numa rede elétrica, permite montar uma rede de internet usando os cabos de energia já instalados.
Com a ideia, o governo planeja acelerar o processo de adoção da banda larga no país em pouco tempo. Além disso, o governo considera que, com os cabos elétricos, os municípios do interior e a periferia das grandes cidades poderiam ter rapidamente o serviço. Nestes locais, as teles não costumam oferecer pacotes de banda larga.
Além disso, o governo tem outro desejo com a ideia: aumentar a velocidade nas localidades que já contam com serviço de banda larga.
Se a ideia for adiante, o governo e o Ministério das Telecomunicações terão ajuda da Aneel. É que a agência reguladora da área de energia pediu, recentemente, a instalação de novos medidores de energia para quase 70 milhões de casas. O PNBL, portanto, usaria isso para instalar nas casas os equipamentos que levarão o sinal web para dentro delas.
Impostos - O pacote de desoneração vai incluir, além dos equipamentos para redes elétricas, antenas, cabos e fibra ótica. Esses itens poderão ser comprados pelas teles por um preço menor, portanto, até 2016.
Segundo dados do Ministério das Comunicações, o governo deixará de arrecadar algo em torno de 7 bilhões de reais em impostos para poder acelerar a banda larga no país.

G1 - Clientes da TIM e Oi ficam sem receber ou fazer ligações na Paraíba - notícias em Paraíba

G1 - Clientes da TIM e Oi ficam sem receber ou fazer ligações na Paraíba - notícias em ParaíbaÀs 16h50, a TIM, por meio de nota, informou que os clientes da empresa na Paraíba tiveram dificuldades em realizar serviços de dados e voz por causa do rompimento de cabos de fibra ótica na rede do provedor.
Às 17h, a Oi informou, também por meio de nota, que os clientes da empresa ficaram sem poder contar com os serviços da empresa por causa de um rompimento duplo de cabos de fibra ótica por causa de obras realizadas por terceiros, em Pernambuco e por uma queimada na BR-101, na Paraíba. A pane, diz a nota, afetou os serviços de telefonia fixa, móvel e de banda larga.
No sábado (24), houve uma pane semelhante na rede de telefonia da Oi e todos os clientes ficaram cerca de 3 horas sem serviço por causa do rompimento de cabos.
Confira a nota na íntegra
A TIM informa que opera normalmente na Paraíba. A companhia esclarece que seus clientes do Estado encontraram dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados, das 13h08 às 15h01 desta terça-feira (27/11), devido ao rompimento de cabos de fibra óptica na rede do provedor. Equipes técnicas da operadora trabalharam em conjunto com os fornecedores, restabelecendo os serviços.
Veja a íntegra da nota da Oi
“A Oi informa que um duplo rompimento de cabos de fibra ótica, ocasionado por obras sob responsabilidade de terceiros, na Estrada de Caixa d’Água, em Recife(PE), e por uma queimada, na altura do Km 64 da BR 101, na Paraíba, na tarde desta terça-feira (27), afetou os serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga de clientes do estado da Paraíba. Equipes técnicas da empresa foram imediatamente acionadas e os serviços voltaram a funcionar ainda na tarde de hoje.”