Dilma Rousseff recebe maior parte dos votos se Marina Silva desistir de disputar Planalto em 2014 - Notícias - R7 Eleições 2014
A presidente da República e provável candidata à reeleição em 2014,
Dilma Rousseff (PT), receberia a maior parte dos votos de Marina Silva (PSB) caso a ex-senadora desista de disputar o Palácio do Planalto no ano que vem, segundo um recorte de uma pesquisa de intenção de voto do Datafolha, feita na última sexta-feira (11), divulgado neste domingo (13).
Se Marina não estiver na disputa em 2014, a petista herda 42% dos votos dela, enquanto o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) conquistaria 21%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a quem Marina Silva se aliou no início do mês, herda 15% dos votos dela.
Outros 16% dos eleitores de Marina, caso ela não seja candidata, votariam em branco, nulo ou nenhum dos outros três candidatos. Os que não sabem em quem votariam são 7%.
Leia mais notícias de Eleições 2014
Já fui criança: veja como eram Serra, Dilma, Lula e outros políticos na infância
Realizada na última sexta-feira (11), a pesquisa Datafolha levou em conta 2.517 entrevistas, realizadas em 154 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em outro cenário, em que a pesquisa considera José Serra (PSDB) no lugar de Aécio Neves (PSDB) na disputa, Dilma fica com 40% dos votos de Marina Silva. O tucano ganharia 25% do total, euqnato Campos ficaria com outros 15%. O percentual de brancos, nulos e eleitores que não votariam em nenhum dos três candidatos citados soma 15%. Outros 6% não sabem em quem votariam.
A pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, indicou que Dilma Rousseff
venceria a eleição do ano que vem no primeiro turno, caso a disputa fosse hoje. Ela tem 42% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves (PSDB) e 15% de Eduardo Campos (PSB). Votos brancos, nulos e os eleitores que não votariam em nenhum dos três candidatos somam 16%. Outros 7% dos entrevistados não sabem quem escolheriam para a Presidência se a eleição fosse hoje.
Filiação desconhecida
Embora a filiação de Marina Silva ao PSB no início do mês tenha repercutido bastante no noticiário político desta semana, mais da metade dos brasileiros ignora ida da ex-senadora para o partido. Apenasx 48% dos eleitores ouvidos disseram que ficaram sabendo do assunto.
Outro dado relevante da pesquisa é a dificuldade de Marina em transferir votos dela para um candidato que ela apoiar. Apenas 11% dos eleitores ouvidos na pesquisa disseram que votariam "com certeza" em um candidato apoiado pela ex-senadora. Líder no quesito, Lula consegue transferir 38% das intenções de voto para um candidato que ele apoiar