As propagandas no feed da rede social não terão o formato de banners, por exemplo, como já conhecemos. Serão usadas fotos de determinados perfis de marcas muito populares que o usuário do Instagram não segue. Empresas poderão pagar por este serviço para divulgarem as suas fotos e vídeos para um maior número de pessoas, incluindo quem não é seguidor.
“Nossa ideia é fazer com que qualquer anúncio seja tão natural como as fotos e vídeos do Instagram que você já visualiza no feed com suas marcas preferidas”, explica o Instagram.
Além disso, a rede social afirma que, nos próximos meses, o usuário "pode começar a ver anúncios ocasionalmente no seu feed do Instagram apenas se estiver nos Estados Unidos".
A rede social faz questão de frisar também que o usuário terá controle sobre a publicidade. Caso veja um anúncio do qual não goste, poderá escondê-lo e enviar um feedback dizendo o motivo que o levou a ocultar a imagem do seu feed. Mas, pelos comentários dos usuários nos post sobre o tema no perfil oficial @Instagram, a novidade não agradou.
Apesar das reclamações, ao que tudo indica, os anúncios vieram para ficar no Instagram. A rede social foi adquirida pelo Facebook, que já utiliza deste artifício para arrecadar com publicidade. Outra rede social que também tem uma estratégia parecida é o Twitter, com tuítes e até trending topics promovidos. O Instagram é somente mais uma a adotar a prática. Resta saber se, em breve, o modelo de publicidade no aplicativo chegará também ao Brasil.