domingo, 3 de março de 2013

Ligação de celular refeita após sinal cair não será mais cobrada

Ligação de celular refeita após sinal cair não será mais cobrada

Desde a última quinta-feira, dia 27,  toda ligação de celular que for interrompida dará aos clientes direito de fazer, em um período de dois minutos, uma nova chamada sem custo. A nova chamada será considerada uma continuação da primeira. A regra vale para ligações que caírem por qualquer motivo e para todas as operadoras de celular. Vale para chamadas feitas de celulares, tanto para números móveis quanto para fixos, sem limite de chamadas sucessivas.

Para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas entre os mesmos números de origem e de destino no intervalo máximo de 120 segundos.

Para usuários que pagam um preço fixo por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só e não poderão ser cobradas como ligações diferentes. Para aqueles que pagam a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos de todas as chamadas sucessivas.

A medida foi criada pela superintendência de serviços móveis da Anatel e fazia parte dos planos da agência que regula o setor de telecomunicações no país para minimizar os prejuízos aos clientes das teles, que reclamam da baixa qualidade do serviço.

A decisão da Anatel (agência reguladora do setor) entrou em vigor na quinta –feria, mas foi divulgada em novembro de 2012, logo após ter vindo à tona um relatório que acusava a TIM de interromper de propósito chamadas feitas em um plano no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo. Durante as investigações, a TIM informou que a instabilidade de sinal era “pontual” e “momentânea”. Ela citou dados fornecidos à própria Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento das quedas de chamadas.

A TIM disse ainda que um estudo independente contratado por ela não indicou “formas propositais ou intencionais” para desconexões de suas chamadas móveis.

Vivo, Claro, Oi e Tim deverão ser investigadas por CPI - Cenário da Notícia em Lucas do Rio Verde e Região

 
Dep. César Halum (PSD-TO)
César Halum: operadoras de telefonia móvel são as campeãs de reclamações nos Procons do País.


Os deputados vão investigar as tarifas abusivas e a má qualidade dos serviços da telefonia móvel. As possíveis irregularidades das operadoras que prestam esse serviço público sob concessão serão alvos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Enquanto essa CPI não é formalizada, proposta de fiscalização financeira e controle (PFC 95/12) está adiantando o trabalho.


O deputado César Halum (PSD-TO) apresentou, na última semana de fevereiro, requerimento (RCP 19/13) de criação de CPI para apurar o valor arrecadado com as tarifas de telefonia móvel no Brasil e os investimentos já feitos para a melhoria do sistema.


As quatro maiores operadoras - Vivo, Claro, Oi e Tim - terão que explicar, por exemplo, o valor elevado das ligações internacionais e a diferença entre as tarifas do pré e pós-pago, que, segundo o deputado Halum, é "uma afronta".


"Em todos os Procons do Brasil, nos últimos três anos, a campeã de reclamações foi a telefonia móvel. Portanto, o povo brasileiro está insatisfeito e não é só pela tarifa nem é só pela qualidade do serviço: é pelo descaso no tratamento com o consumidor”, destacou o parlamentar. “Quando o consumidor quer falar com uma dessas operadoras, fazer reclamação ou obter uma informação também é tratado com muito descaso."


Falhas na fiscalização
Halum argumenta que a mobilização pela CPI também se deve às falhas na fiscalização que deveria ser feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo ele, a agência não tem apresentado resultados diante do volume de reclamações dos usuários.
 
dep ronaldo nogueira PA20120210
Ronaldo Nogueira propõe investigar as tarifas de interconexão cobras pelas operadoras de telefonia.


Pelo mesmo motivo, o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) apresentou requerimento de criação de CPI em agosto do ano passado, com um foco mais específico na chamada "tarifa de interconexão", cobrada nas ligações de uma operadora para outra.


Segundo a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97), esta tarifa deveria subsidiar os investimentos em infraestrura da rede de telelefonia, mas, segundo Nogueira, ela está sendo usada, na verdade, para aumentar a lucratividade das operadoras.


"Todo dia 21, de 21 de novembro até 21 de julho, nós estamos fazendo um movimento no Brasil inteiro, por meio das redes sociais, para que os brasileiros desliguem seus telefones celulares por uma hora em apoio a essa CPI protocolada em agosto”, diz Nogueira.


Ele observa que o Brasil hoje tem 260 milhões de aparelhos celulares, dos quais 82% são da modalidade pré-pago. “A tarifa de interconexão eleva os preços da telefonia para o usuário, fazendo com que o brasileiro pague a segunda tarifa mais cara do mundo", ressalta.


O deputado lembra que a tarifa de interconexão deveria ter sido revista em 2002 e defende que os valores cobrados a mais sejam devolvidos aos usuários. Nogueira já acionou o Ministério Público para investigar os supostos abusos.


Fiscalização e controle
Enquanto a CPI não é criada, o deputado César Halum conseguiu a aprovação de uma proposta de fiscalização e controle (PFC 95/12) para que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara inicie as investigações.


Os pedidos de CPI entram em uma fila cronológica de preferência, mas a sua criação efetiva pode ser influenciada pela mobilização dos líderes partidários, com decisão final do presidente da Câmara.

'Salve Jorge': Morena manda mais uma foto da boate para Helô - Terra Brasil

Em Salve Jorge, Morena (Nanda Costa) não vai sossegar até conseguir mostrar a verdade sobre a quadrilha para Helô (Giovanna Antonelli). Por uma rede social, ela manda mais uma imagem do interior da boate das traficadas para a delegada, que mata a charada e decide perguntar ao perfil fake: "Traficadas?"

Lá da Capadócia, a jovem do Alemão responde: "Sim!" Na sala da Polícia Federal, Ricardo (Alexandre Barros) incentiva Helô a continuar o papo, mas Barros (Marcelo Airoldi) aparece com uma notícia bombástica: está na hora de prender Wanda (Totia Meirelles). A cena deve ir ao ar nesta segunda-feira (4).
Tragedia: Jovem foi morto nessa madrugada de domingo,  no setor baixa fria. ele foi encontrado no meio da rua pela manhã as 7:00h pelos moradores prox. o rapaz se chamava Atalibe e ele era morador da rua: Divino Espirito Santo do mesmo bairro.