
O II Festival da Manga é uma oportunidade de mostrar com sabores, cores e beleza o potencial do fruto que é um dos mais populares da região.
Realizado através de uma iniciativa da Associação do Conselho Comunitário de Xambioá, o festival está se consolidando como um dos eventos locais de destaque no calendário Xambioaense.
Apoiado pela Prefeitura Municipal e pela iniciativa privada, como a Votorantim Cimentos e demais empresas locais, o encontro tem sido amplamente divulgado pelo Blog Clóvis Notícias Xambioá.
Apesar de a inciativa ser aplaudida por amantes da cidade de Xambioá, um produtor rural, Assentado da reforma Agrária criticou a ação que beneficia a cidade, e eleva a cultura local, com seus saberes e fazeres, enaltecendo assim a produção artística da comunidade, por meio de áudios difamatórios postados nas redes sociais.
Infelizmente, as críticas destrutivas existem e demonstram o descompromisso de algumas pessoas, que pensam exclusivamente e dar ênfase política as atividades desenvolvidas pela comunidade Xambioaense.
A tentativa de denegrir a realização do festival é uma busca de descontruir uma luta que já existe há alguns anos, em que intelectuais e agitadores culturais tem se dedicado a pesquisar, produzir estudos e com isso realizar a exposição dos resultados dessas pesquisas.
A desinformação do assentado, que destilou ódio nas Redes Sociais, demonstra que maiores esforços para mostrar o potencial do fruto deve ser empreendido, realizando assim, de forma mais ampla, o reconhecimento que a fruta dever ter em nossa comunidade.