quarta-feira, 16 de outubro de 2019

FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA.

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA  (12) de Outubro 2019
Na casa da Senhora María Júlia Conrado.
Início com terço  e logo após foi a Santa Missa, almoço e distribuição de presente para as crianças.
Dona Maria Júlia conta que começou essa linda festa no Pará , onde ela morava e hoje  em Xambioá, já tem mais de 15 anos  que faz essa festa para os vizinhos e amigos de toda cidade.

domingo, 15 de setembro de 2019

TAXA ABUSIVA DE ÁGUA, VAMOS ACABAR COM ISSO

VERIADOR JARDEL ROCHA
O TRABALHO NÃO PARA!

JARDEL, CONVIDA TODA A POPULAÇÃO DE XAMBIOA PARA UMA REUNIÃO,  QUE ACONTECERÁ NO DIA (18) DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA A PARTIR DAS 19:30 NA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL , ONDE TODOS POSSAM DISCUTIR, COBRAR E APRESENTAR MELHORIAS NO SISTEMA DE AGUA DA NOSSA CIDADE. 

Vamos lá, é muito importante para todos nós.

JARDEL ROCHA
A VOZ DO POVO

quarta-feira, 19 de junho de 2019

PPS/ XAMBIOÁ TERÁ CANDIDATURA A PREFEITO EM 2020.


O PRESIDENTE MUNICIPAL DO PPS/XAMBIOA, VEREADOR JARDEL ROCHA, GARANTIU AOS CORRELIGIONÁRIOS  NA NOITE DO DIA 18 DE JUNHO 2019,   QUE O PARTIDO TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM 2020.


sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher: a história e a importância da data

Você já parou para se perguntar por que existe o Dia Internacional da Mulher e por que a data é comemorada no dia 8 de março?


 Desde que as mulheres decidiram se unir para lutarem por seus direitos passaram por muitas dificuldades e preconceitos para chegarem onde estão hoje e por isso é importante conhecermos esta história.
No dia 8 de março de 1857, em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, trabalhadoras fizeram uma greve para reivindicar por seus direitos.   Elas pediram redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas, salários equivalentes aos salários dos homens – já que o tipo de serviço executado era o mesmo – e também melhores condições de trabalho.
A reação das indústrias não foi a esperada pelas trabalhadoras.  Elas foram tratadas de forma desumana e a fábrica foi incendiada com todas ainda dentro, resultando na morte de quase 130 trabalhadoras. Esse fato marcou o início das lutas das mulheres por seus direitos.
Quarenta e seis anos após esse episódio foi criada a Women’s Trade Union League com o objetivo de ajudar as mulheres trabalhodoras a exigirem melhores condições de trabalho. Algum tempo depois, mais de 14 mil mulheres se juntaram em uma marcha e reivindicaram também o direito ao voto. O Slogan era “Pão e Rosas”, no qual o pão representava a estabilidade econômica e as rosas significavam uma melhor qualidade de vida.

Só em 1910, na Dinamarca, foi decidio que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres que morreram no incêndio da fábrica em 1975. A data foi oficializada pela ONU.
Inicialmente o reconhecimento da data tinha como objetivo reunir grupos de debates e desenvolver mais conversas sobre o tema. Hoje, todos nós comemoramos a data, pois vemos que aquela primeira luta teve um efeito positivo em nosso futuro. A mulher passou a ser mais valorizada e conquistou um papel muito importante na sociedade e no mercado de trabalho, ocupando, muitas vezes, os melhores cargos em uma empresa.
Infelizmente, ainda existem muitos casos de preconceito, de violência contra a mulher, salários baixos, trabalho demasiado, entre outros. Mas não podemos nos esquecer de que muitas conquistas foram alcançadas ao longo de todos esses anos e, mais ainda, que a luta precisa continuar para que todos os direitos da mulher sejam assegurados. A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no Brasil em 2006, é um exemplo do esforço da sociedade em proteger a mulher e garantir seus direitos, punindo inclusive crimes de maus tratos à mulher dentro de seu próprio lar.
Então, aproveitemos esta data tão importante para fazer uma reflexão sobre tudo o que as mulheres já passaram, reconhecê-las e parabenizá-las pela força que sempre tiveram e sempre terão para enfrentar qualquer tipo de obstáculo. E também por serem essas pessoas iluminadas, fortes e ao mesmo tempo meigas, meninas e mulheres, mães e trabalhadoras, femininas e determinadas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

ACABOU AS FÉRIAS, DIA 4 DE FEVEREIRO, VOLTA ÀS AULAS EM XAMBIOÁ


Volta às aulas: 7 dicas úteis para ser mais organizada na escola
1. Separe as matérias
Que tal já começar a organizar o seu material? Independentemente se você prefere usar cadernos, pasta ou fichário, já dá para dividir as matérias. Com isso você evita ficar anotando as coisas em qualquer lugar e perder depois. Não exige nenhum esforço manter cada matéria em seu lugar e você vai se agradecer por isso quando tiver muito conteúdo.
2. Anote tudoIsso é muitíssimo importante. Provavelmente na sua sala você já viu algum aluno pedindo a matéria para outras pessoas, né?! Mas a questão é que copiar as anotações do outro não tem o mesmo efeito. Se você se organizar e anotar durante a aula o que estiver aprendendo, você assimila melhor e isso vai te ajudar na hora de estudar. Nada como ter todo o conteúdo à mão de uma forma que você entenda. Ah, e se ficar com qualquer dúvida, não fique com vergonha de perguntar até entender tudo!

3. Tenha uma agenda
Tem gente que não faz questão e fica contando com a memória ou anotando na mão, mas chega uma hora que fica difícil. Existem agendas pequenas que nem pesam na mala e, se preferir, pode baixar alguma no celular. Anotar as lições de casa, conteúdo da prova e prazos dos trabalhos desde o começo vai fazer toda a diferença quando você tiver muita coisa para fazer. Assim você garante que não vai esquecer de nada e fica mais atenta às datas. Você pode até escrever os seus compromissos diários nela também!

4. Estabeleça metas
Não precisam ser grandes metas, como tirar 10 em todas as matérias (sejamos realistas). Pense em coisas que você pode fazer a curto e longo prazo para que o ano escolar seja o melhor possível. Talvez não tirar nota vermelha? Ou, quem sabe, entregar todos os exercícios? Garantir as melhores notas no começo para ficar tranquila depois? Pense no que você acha que será alcançável e positivo para você e tente seguir. Com objetivos, fica mais fácil ter sucesso

5. Evite faltar sem necessidade
Toda escola tem um limite de faltas. Sabendo do seu, tente não ficar faltando sem realmente precisar, por qualquer bobeira ou até preguiça. Nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer e você, de fato, não poderá ir à aula. Além de tudo, correr atrás do conteúdo depois não é a mesma coisa que acompanhar o raciocínio no momento de aula.

6. Estude desde o começo
Não existe fórmula mágica para estudar. Cada um aprende melhor de um jeito diferente: pode ser lendo, escrevendo o conteúdo, resolvendo exercícios, fazendo fichas… Da forma que for ideal para você, tente ir estudando os conteúdos conforme eles vão sendo ensinados, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Além disso, na hora de pegar mais firme para as provas, você já estará afiada.
7. Pare de procrastinar
Deixar as coisas para fazer depois pode ser muito tentador, mas também pode te confundir toda e, pior, te fazer desistir. Tem tempo de fazer uma lição de casa em sala? Aproveite! Precisa fazer um trabalho para entregar? Comece logo. Quer fazer um resuminho para estudar? Nada te impede! Com certeza alguma experiência já te mostrou que deixar tudo para a última hora é desesperador.